Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

Rotas Turísticas

Rota Imperial

Rota Imperial

  • Compartilhe

A Rota Imperial da Estrada Real foi construída por ordem de D. João VI e com os recursos da Coroa Real. O principal objetivo era promover o comércio, a ocupação do território e o desenvolvimento regional.

A Rota Imperial insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real, reproduzindo caminhos abertos no início do séc. XIX, durante o período de exploração do território nacional em busca de ouro. A Coroa Portuguesa proibiu a abertura de estradas na capitania do Espírito Santo em direção a Minas Gerais, com o intuito de controlar o transito de mercadorias no Brasil. Somente com o declínio da exploração aurífera e com a chegada da Família Real (1808) ao país a rota foi oficialmente aberta (1814). Concluída em 1816, definiu o intercâmbio entre as cidades de Ouro Preto (MG) e Vitória (ES), consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava.

A Rota Imperial da Estrada Real é extremamente importante para o turismo no Estado. No trajeto são identificadas as propriedades culturais e naturais de vários municípios, começando por Vitória, no Palácio Anchieta e Santa Leopoldina, indo até Ouro Preto-MG, ligando à Estrada Real.

Já esteve no(a) Rota Imperial alguma vez? Clique aqui e avalie

Municípios


Cheque as informações antes de sair.
Os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.Reportar Erro

Avaliações