Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

09 JANEIRO 2015 - 15:50 - Cultura
  • Compartilhe

Fepaschoal lança single ‘Contém Glútem’ e divulga novo disco

Música faz parte do álbum ‘O Canto do Urbanóide Parte I’, com previsão de lançamento para março

Por: Aline Alves

- No céu tem pão?

Inspirado no famoso meme protagonizado por Renato Aragão, o músico paulista-capixaba Fepaschoal apresenta ao público uma prévia do seu próximo álbum, O Canto do Urbanóide Parte I, cuja previsão de lançamento é para março deste ano. A célebre pergunta dá o tom na música Contém Glútem, single divulgado no finalzinho de 2014. 

“A letra surgiu a partir de um haikai que escrevi, inspirado no meme ‘Mamãe, no céu tem pão?’ e no grande ponto de interrogação acerca dos alimentos industrializados”, explica Fepaschoal. Além do jogo de palavras, o pequeno poema musicado traz, na sonoridade, uma pegada eletrônica, o que já indica algumas das novidades que estarão presentes em O Canto do Urbanóide Parte I

foto1
Foto: Francisco Neto

O disco contará com oito faixas e, inicialmente, estará disponível apenas pela internet. Assim como em CMDO Guatemala - primeiro álbum de Fepaschoal -, o novo trabalho também terá como característica a diversidade de ritmos. Entre as inspirações, nomes que vão de Tom Zé e Caetano Veloso ao som de Daft Punk, Beastie Boys, Miles Davis e Fela Kuti. 

Fora do campo da música, é a própria vivência enquanto “urbanóide que estimula a produção de Fepaschoal. “Creio que a cidade influencie não apenas a letra, mas a música como um todo: as praias de Vitória, a paisagem bonita e, ao mesmo tempo, poluída... as crises respiratórias e as ciclovias... o território insular e continental... a gentrificação... As latas de sardinha que chamamos de transporte coletivo. A rapaziada cosmopolita que encontra conhecidos ou semi-conhecidos só de andar na rua (que às vezes cumprimentam e quase sempre não)... a dicotomia entre iririu e babilônico... as pichações. [...] Tudo isso de alguma maneira estará pulsando inquietamente no disco, seja na letra ou na sonoridade”, afirma. 

foto1
Foto: Francisco Neto

Embora o título de ‘O Canto’ sugira que o álbum possa ter outras partes, Fepaschoal ainda não sabe dizer se haverá mais um, dois ou três discos. Ou algum outro. “Na verdade, a decisão de botar ‘parte I’ no nome veio do fato de eu não achar justo compilar O Canto do Urbanóide em apenas um álbum, tendo em vista que esse ‘Canto’ e esta ou outras urbes podem me inspirar a fazer outros discos futuros”, pontua o músico, que também assina a produção do novo trabalho. 

Enquanto o mês de lançamento não chega, você pode acompanhar as novidades e o som de Fepaschoal no Facebook e no Soundcloud do músico. Confira a seguir Contém Glútem:  

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório