Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

01 OUTUBRO 2015 - 13:00 - Cidades
  • Compartilhe

Municípios se mobilizam pela campanha Outubro Rosa

Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica preparam ações especiais. Confira as datas e realize seus exames!

Por: Redação Sou ES

cancer

O mês de outubro começou e, com ele, uma campanha muito importante de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, chamada Outubro Rosa. Esse movimento teve início na década de 90, quando aconteceu, em Nova York, a primeira Corrida pela Cura do Câncer de Mama. Porém, somente sete anos depois que entidades de outras cidades americanas começaram a promover ações voltadas para o diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como o principal.

Esse tipo de câncer é a segunda causa de morte entre mulheres no mundo todo. A campanha vem para trazer um alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, já que quanto antes diagnosticado melhor.

Por isso, diversos estados aderem a campanha realizando ações importantes e o Espírito Santo não fica de fora. Alguns municípios como Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica prepararam uma programação especial. Confira:

Vitória

Na capital, a programação – que será realizada ao longo do mês – inclui a realização de seminários, palestras, caminhada e iluminação de monumentos de Vitória. As atividades serão lançadas nesta segunda-feira (5), na Unidade de Saúde da Praia do Suá, às 9 horas.

Encerrando as ações da campanha deste ano, no dia 25, será realizada a caminhada "Um Toque pela Vida", que sairá às 8 horas do Clube dos Oficiais, na Praia de Camburi, em direção à Praça dos Namorados. Confira a programação completa clicando aqui.

As unidades de saúde da rede municipal também estão preparando diversas atividades para mobilizar o público-alvo: as mulheres em idade acima de 40 anos. Veja a programação. A ideia é estimular que mulheres de 50 a 69 anos realizem exames preventivos durante esse mês.

Além disso, alguns monumentos de Vitória vão receber uma iluminação especial, são eles: Palácio Municipal, Casarão Cerqueira Lima (Centro), Ponte da Passagem, torres de Jesus de Nazareth, relógio da praça Oito (Centro) e árvores da praça Costa Pereira (Centro).

Vila Velha

Em Vila Velha, serão realizadas diversas ações voltadas para a conscientização e prevenção do câncer de mama e colo de útero. As 18 Unidades de Saúde do município oferecerão serviços e realizarão atividades especiais todo o mês, além de colherem exame citopatológico (preventivos). Serão, em média, 5 mil exames disponibilizados.

Já o Centro de Especialidades Médicas (Cemas) pretende realizar até 1800 mamografias este mês. Além disso, o Consultório Itinerante de Saúde da Mulher vai para as ruas a partir desta sexta-feira (2) para captar pacientes e encaminhar para realização dos exames (citopatológico e mamografia).

Serra

No próximo sábado (3), serão realizadas diversas atividades na Unidade Regional de Saúde de Novo Horizonte, das 8 às 12 horas. Além disso, uma programação especial acontecerá n praça principal do bairro, incluindo aulas de zumba, atividades esportivas, aferição de pressão, teste rápido de sífilis e HIV, glicemia, orientações pertinentes à saúde da mulher, distribuição de preservativos femininos e masculinos e sorteios de brindes.

Será feita a coleta de 120 preventivos, com exame clínico das mamas, solicitação de exames laboratoriais de acordo com a demanda e dispensação de anticoncepcional pelos profissionais da enfermagem. A coleta acontecerá das 7 às 17 horas.

Cariacica

Durante todo o mês de outubro, nove unidades de saúde de Cariacica receberão atividades especiais, como consultas médicas, exames, atividades físicas, grupos de debates e café com prosa. Além do agendamento do preventivo, palestras e oficinas, alguns prédios da cidade vão ganhar um colorido especial. Durante a campanha do Outubro Rosa, são eles: o Palácio Municipal – sede da Prefeitura de Cariacica –, em Alto Lage, a Praça do bairro Campo Grande e a Igreja São João Batista, em Cariacica Sede, terão iluminação na cor rosa.

No sábado (3), as unidades de saúde de Porto de Santana, Bela Aurora, Santa Fé e Cariacica Sede vão receber atividades simultaneamente, incluindo coleta de preventivos, palestras, roda de conversa e sorteio de brindes. Confira a programação completa clicando aqui. 

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório