Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

28 MAIO 2018 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Grupo Galpão faz apresentações gratuitas em Vitória

O tradicional grupo mineiro de teatro apresentará os espetáculos “Os Gigantes da Montanha” e “De Tempo Somos” nos dias 2 e 3 de junho

Por: Redação Sou ES

galpao
A peça "Os Gigantes da Montanha" será apresentada no sábado (2) às 19 horas | Foto: Divulgação

Comemorando 35 anos de história, o tradicional grupo mineiro de teatro Galpão está com data marcada para se apresentar em Vitória, encerrando em terras capixabas a turnê Litorânea - que passou por diversas cidades do país. A companhia apresentará os espetáculos “Os Gigantes da Montanha” e “De Tempo Somos” nos dias 2 e 3 de junho, no estacionamento da Universidade federal do Espírito Santo (Ufes), no campus Goiabeiras. E o melhor: a entrada é franca.

Considerado um dos mais significativos e atuantes grupos de teatro do país, o Galpão se apresenta para o público da capital com dois de seus mais recentes espetáculos. No sábado (2), às 19 horas, o público poderá conferir a pela “Os Gigantes da Montanha”, dirigida por Gabriel Villela; e, no domingo (3), às 18 horas, será a vez de assistir “De Tempo Somos”, um sarau dirigido por Lydia Del Picchia e Simone e Ordones.

No repertório do grupo desde 2013, “Os Gigantes da Montanha” foi uma escolha do diretor Gabriel Villela para celebrar o reencontro com o grupo, depois do sucesso de “Romeu e Julieta” (1992) e “A Rua da Amargura” (1994). Escrito por Luigi Pirandello, o espetáculo narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. O clássico atemporal do dramaturgo italiano é uma alegoria sobre o valor do teatro e das artes e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno.

galpao
O público poderá conferir o sarau "De Tempo Somos" no domingo (3) às 18 horas | Foto: Divulgação

Já “De Tempo Somos”, de 2014, realiza um sonho antigo do grupo de celebrar, com o público, o encontro da música e do teatro, tão presente na trajetória de 35 anos da companhia. Em cena, o grupo propõe um novo formato de espetáculo e se apresenta num sarau de canções, poesia e festa. Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam no palco, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988) e “Álbum de Família” (1990), chegando até a espetáculos mais recentes como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011).

O grupo
O Grupo Galpão é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Criado em 1982, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.

Sediado na cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais), o grupo é formado por 12 atores que trabalham com diferentes diretores convidados. O Galpão forjou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e de palco, o universal e o regional brasileiro. Saiba mais em www.grupogalpao.com.br.

Confira a programação:

Os Gigantes da Montanha
Direção: Gabriel Villela
Classificação: livre | Gênero: Fábula Trágica | Duração: 90 minutos
02 de junho
Sábado – 19h

De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão
Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones
Classificação: livre | Gênero: Sarau Literário Musical | Duração: 70 minutos
03 de junho
Domingo – 18h

Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Estacionamento do Centro de Artes
Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório