Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

31 MAIO 2018 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Corpus Christi movimenta Anchieta, Castelo e Guaçuí

Durante o feriado, acontecerá o 21º Passos de Anchieta, a 55ª Festa de Corpus Christi de Castelo, e o 2º Festival de Inverno de Guaçuí

Por: Redação Sou ES

passos
Os Passos de Anchieta acontecem até domingo (3) | Foto: Weverson Rocio

Além da confecção de tapetes religiosos que acontece por todo o estado, o Espírito Santo também receberá festas e eventos comemorativos durante o feriado de Corpus Christi. Evento tradicional e histórico, Os Passos de Anchieta realizará sua 21ª edição de quinta (31) a domingo (3). Como em todos os anos, os andarilhos participantes percorrerão todo o caminho feito por São José de Anchieta, entre Vitória e Anchieta, antigamente conhecidas, respectivamente, Vila de Nossa de Senhora da Vitória e Vila de Rerigtiba.

Os 100 quilômetros serão percorridos em quatro dias, com início na Catedral Metropolitana de Vitória e chegada ao Santuário Nacional São José de Anchieta. O primeiro roteiro cristão das Américas começa com uma missa às 7 horas, na Catedral Metropolitana, no Centro de Vitória, e em seguida a procissão parte rumo a Barra do Jucu, em Vila Velha, quando são percorridos em média 25 quilômetros. Saiba mais clicando aqui na Agenda Sou ES.

Nesta quinta (31), o estado também será palco de uma das dez maiores manifestações religiosas do Brasil, a Festa de Corpus Christi de Castelo. O evento está em sua 55ª edição e é organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Penha, em parceria com a Prefeitura de Castelo. Neste ano, o tema da festa é “Eucaristia, alimento da comunidade” e para a confecção de 1,5 km de tapete serão utilizados materiais como palha de café, pó de café, pó de pneu, pó de serra, pedras em diversas granulações, folhas e muito mais. Confira a programação clicando aqui.

castelo
Em Castelo, as festividades incluem a famosa exibição de tapetes religiosos | Foto: Prefeitura de Castelo

Além dessas manifestações religiosas, haverá muita música e gastronomia no sul do Espírito Santo com o 2º Festival de Inverno de Guaçuí. O evento acontecerá até domingo (3), durante o feriado de Corpus Christi, com música e gastronomia. Comandando a programação, estão a banda Nenhum de Nós e os renomados cantores Paulo Ricardo e Ed Motta. Além das atrações nacionais, o line up contará ainda com artistas independentes do Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais. Para mais informações, acesse aqui a Agenda Sou ES.

Expediente
O Governo do Estado informou nesta manhã que sexta-feira (1º) será ponto facultativo em todas as repartições públicas do Poder Executivo do Estado. Os serviços públicos estaduais de urgência e emergência vão atender normalmente nesta quinta-feira (31), feriado de Corpus Christi. Assim, permanecerão disponíveis, 24 horas por dia, os prontos-socorros dos hospitais estaduais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e o Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen). Já os serviços que não são de urgência e emergência, como os Centros Regionais de Especialidades (CREs) e Farmácias Cidadãs Estaduais, não terão expediente.

Serviços que não funcionam nesta quinta-feira (31):

- Centros Regionais de Especialidades (CREs) localizados em Cariacica, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim;
- Farmácias Cidadãs Estaduais localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Linhares, Colatina, Nova Venécia, e Venda Nova do Imigrante;
- Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes).
- Unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) localizadas em São Mateus, Linhares, Colatina e Serra.

Serviços que funcionam no feriado:

- Unidade do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) localizada em Vitória;
- O Samu 192 é um serviço de urgência, portanto, funciona 24 horas por dia. Pode ser acionado gratuitamente pelo telefone 192. Quando a ligação é feita, um telefonista faz a triagem e repassa a chamada para um médico avaliar a gravidade do caso e se há necessidade de envio de ambulância;
- O Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen) é um serviço de referência no atendimento a diversos tipos de intoxicação – por animais peçonhentos, medicamentos, produtos de limpeza, plantas tóxicas, entre outros. Tanto profissionais de saúde quanto a população em geral pode ligar gratuitamente para o número 0800-283-9904 para esclarecer dúvidas e receber orientações;
- Prontos-socorros: os prontos-socorros dos hospitais estaduais são referência no atendimento de urgência e emergência, portanto, funcionam 24 horas por dia.
*Hospital Estadual São Lucas, em Vitória
*Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha
*Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra
*Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha
*Hospital Estadual Infantil de Vitória
*Hospital Estadual de Atenção Clínica (emergências psiquiátricas), em Cariacica
*Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus
*Hospital Estadual e Maternidade Silvio Avidos, em Colatina
*Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu
*Hospital Estadual São José do Calçado
*Hospital Estadual Jerônimo Monteiro
*Hospital Estadual Dra. Rita de Cássia, em Barra de São Francisco
*Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.
*O Hospital Estadual Central, em Vitória, bem como o Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, atuam como retaguarda, recebendo pacientes encaminhados por outras unidades hospitalares.

Vitória
Na capital, o expediente administrativo nas repartições públicas municipais será retomado na segunda (4). A medida exclui os órgãos que trabalham em regime de escala e os serviços que não permitem paralisação. Confira os serviços que vão funcionar em esquema de plantão:

- Fala Vitória 156: Moradores podem recorrer a esse canal de comunicação para buscar informações sobre os serviços prestados pela Prefeitura de Vitória, registrar uma reclamação ou solicitar o atendimento de alguma demanda na cidade. Além de ligação telefônica, o atendimento pode ser feito no aplicativo Vitória Online e por meio do portal da Prefeitura de Vitória. Por telefone, o atendimento é das 8 horas às 22 horas. Já pelo aplicativo Vitória Online ou pelo site, o atendimento é 24 horas por dia.

- Defesa Civil: Realiza plantão 24 horas, com atendimentos de emergências pelo número 98818-4432.

- Disque-Silêncio: O serviço vai funcionar em plantão 24 horas e deve ser acionado pelo Fala Vitória 156.

- Casa do Cidadão: O Centro Integrado de Cidadania de Vitória (CIC), mais conhecido como Casa do Cidadão, reabrirá as portas para o público na segunda-feira (4).

- Sine: O Sine de Vitória, que funciona na rua Amélia da Cunha Ornelas, 295, Bento Ferreira, 3º andar da Escola de Governo de Vitória (EGV), ficará fechado quinta (31) e sexta (1º).

- Casa da Juventude: A Casa da Juventude ficará fechada quinta-feira (31) e sexta-feira (1º), retornando com as atividades normais na segunda-feira (4).

- Escolas: Não haverá aulas na rede municipal de ensino na quinta-feira (31) e sexta-feira (1º).

- Saúde: O Pronto-Atendimento de São Pedro, situado na rodovia Serafim Derenzi, s/nº, em São Pedro III, e o Pronto-Atendimento da Praia do Suá, que funciona na rua Almirante Tamandaré, na Praia do Suá, vão manter o plantão 24 horas. O plantão da Vigilância Epidemiológica também irá funcionar, das 8 às 16 horas, podendo ser acionado pelo telefone 3132-5019. As unidades de saúde não funcionam.

- Abordagem social: O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), voltado para pessoas em situação de rua, pode ser acionado por meio do Fala Vitória 156, das 8 às 22 horas. Já o Conselho Tutelar mantém plantão 24 horas pelos telefones 98818-4435 e 98818-4511.

Vila Velha
Em Vila Velha, na sexta-feira (1º), não haverá expediente na Prefeitura de Vila Velha. Porém, tanto no feriado quanto no ponto facultativo os serviços essenciais funcionarão normalmente. São eles: os pronto-atendimentos da Glória e de Cobilândia, o Hospital Maternidade da Mulher (localizado em Cobilândia), a Guarda Municipal, a coleta de lixo, o auxílio-funeral, os abrigos municipais, a abordagem social e a comunicação (para atendimento à imprensa).

O que irá funcionar no feriado e no ponto facultativo:

Saúde
-A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai manter a vacinação contra a gripe influenza na semana seguinte ao feriado e ao ponto facultativo em 15 unidades de saúde, além de um posto volante em Paul
- Os pronto-atendimentos da Glória e de Cobilândia funcionarão normalmente, em regime de 24 horas
- O Hospital Maternidade de Cobilândia também terá plantão de 24 horas

Serviços Urbanos
- A coleta de lixo será feita normalmente

Assistência Social
- Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas): 3149-9922/3149-9223
- Serviço funerário: 99717-0868
- Abrigos: Casa Lar feminino (Novo México) e Casa Lar masculino (Itapoã), Bom Samaritano (Santa Rita) – 3391-5044 e João Calvino - 3139-9018 / 3149-9498 (Divino Espírito Santo)
- Plantão da mulher (Cramvive) – 99873-6346

Ouvidoria
Por telefone: 162
On-line: https://sistemas.vilavelha.es.gov.br/ouvidoria/

Guarda Municipal: Plantão: 3219-9929
Defesa Civil: Plantão: 99895-0100 ou 199
Disque-Silêncio
Fiscalização: 162.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório