Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

28 SETEMBRO 2018 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Santa Teresa recebe festival de teatro com peças internacionais

Além de grupos de teatro do Brasil, o evento contará com a participação de espetáculos vindo da Argentina, do Chile e de Angola. Confira!

Por: Isabella Mariano

alga
A comédia chilena "Alga Está Cambiando" será encenada no sábado, dia 10 | Foto: Divulgação

De 9 a 18 de novembro, a região das montanhas capixabas será palco de uma verdadeira maratona teatral com a realização do 3º Intest - Intercâmbio Internacional de Teatro de Santa Teresa. Espetáculos de comédia, drama e até mesmo infantis estão programados para ocupar a cidade nesse período. Além de grupos de teatro do Brasil, o evento contará com a participação de peças vindo da Argentina, do Chile e de Angola.

Para assistir às sessões, basta doar 1 kg de alimento não perecível (por espetáculo). Os mantimentos arrecadados serão destinados ao Hospital Madre Regina Protmann. Aberta a toda comunidade, a cerimônia de abertura do evento acontecerá no dia 9 de novembro, sexta-feira, na Casa da Cultura, a partir das 20 horas.

No dia 10 de novembro, o mesmo espaço receberá a apresentação do espetáculo de comédia “Alga está cambiando” do grupo chileno Coxayuyo Espectáculos Cómicos, às 20 horas. A mesma companhia teatral encenará ainda os espetáculos “Quédense Por Favor” e “Deus Ex Machina”, ambos de comédia, nos dias 13 e 17 de novembro, respectivamente.

a
O grupo argentinoLa Otra Vuelta Artes Escénicas se apresnetará no dia 11, domingo | Foto: Reprodução/Facebook

No domingo (11), é a vez do grupo argentino La Otra Vuelta Artes Escénicas apresentar a peça “Aklasumak: La Elegida Por Su Beleza”, a partir das 20 horas, no Museu de Biologia Mello Leitão. No espetáculo, o mundo fictício apresentado convida os espectadores a ler, em cena, assuntos sensíveis e atuais em nossa sociedade, questionando assim o complexo quadro histórico-social que molda a violência implícita entre homens e mulheres.

A programação conta ainda com diversos espetáculos brasileiros, além da peça “Teoria Negada”, da UCT - União Cultura Teatral, de Angola, trazendo diversas reflexões psicológicas acerca do comportamento humano. Para saber mais, acesse, clicando aqui, o site oficial do evento. Confira a programação completa abaixo:

9 de novembro - Sexta-feira
Local: Casa da Cultura
20h00 | Cerimônia de Abertura

10 de novembro - Sábado
Local: Casa da Cultura
20h00 | Coxayuyo Espectáculos Cómicos (Chile)
Espetáculo "Alga Está Cambiando"
Gênero: comédia. Classificação indicada: Livre

Sinopse: Espetáculo que têm o humor branco como ponto de partida. É uma apresentação para todas as idades, na qual jogos, menestréis, giros de balão, músicas e a fusão de manifestações humorísticas, alcançam o efeito cômico em cada história da obra. Esta mostra aspectos da vida pessoal do artista, desde sua infância até hoje, e todos os ciclos e estágios pelos quais, com base na experiência e nos eventos que ocorreram, o caráter e a personalidade de cada um dos seres humanos é formado.

11 de novembro – Domingo
Local: INMA - Museu de Biologia Mello Leitão
20h00 | La Otra Vuelta Artes Escénicas (Argentina)
Espetáculo “Aklasumak: La Elegida Por Su Beleza”
Gênero: drama. Classificação indicada: 14 anos

Sinopse: O mundo fictício que é apresentado convida os espectadores a ler, em cena, assuntos sensíveis e atuais em nossa sociedade abordados com alto compromisso e cuidado estético. A partir de uma construção “Akllasumaq: La Elegida por Su Belleza” investiga e questiona o complexo quadro histórico-social que molda a violência implícita entre homens e mulheres. O que cada um de nós faz para permitir que o tratamento entre casais seja manchado pela violência, distorcendo as relações humanas? Assim, refletir pessoalmente sobre como mover a ação coletiva. Com a esperançosa premissa que nos orienta para "... um mundo em que somos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres" (Rosa de Luxemburgo). A convicção é que é "melhor esclarecer do que amaldiçoar", palavras que tomamos da poetisa, de Salta, Rosa Machado para dizer: vamos iluminar da arte esta urgente realidade que nos aflige.

12 de novembro - Segunda-feira
Local: Casa da Cultura
20h00 | Rizzo Companhia de Teatro (Brasil)
Espetáculo "Lúcia"
Gênero: drama. Classificação indicada: LIVRE

Sinopse: Texto de Flávio Spiess, baseado no conto do dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875) "A Menina do Fósforo". Este texto foi escrito através da oficina "Escrita Dramatúrgica - Do Narrativo Ao Dramático: A Transposição de Gênero Como Instrumento da Confecção de Dramaturgia", ministrada por Marcelo Flecha, diretor da "Pequena Companhia" (São Luiz/Maranhão), em 2016. O espetáculo é um drama que conta a estória de uma menina muito pobre, que vive na rua e vende fósforos para ajudar os pais.

13 de novembro – Terça-feira
Local: Casa da Cultura
20h00 | Coxayuyo Espectáculos Cómicos (Chile)
Espetáculo "Quédense Por Favor"
Gênero: comédia. Classificação indicada: Livre

Sinopse: É um espetáculo delirante para toda a família. Dois palhaços se encontram e reencontram para mostrar um ao outro o muito que sabem sobre os espetáculos de variedades e circo. A obra nos mostra que opostos complementares podem se transformar em uma grande amizade.

14 de novembro - Quarta-feira
Local: Casa da Cultura
20h00 | Rizzo Companhia de Teatro (Brasil)
Espetáculo "Natal de Bruxa Tem Asa de Morcego"
Gênero: comédia/infantil. Classificação indicada: LIVRE

Sinopse: O espetáculo foi escrito por Silvana Mara Cristóvão, de Ibirama-SC. O texto nos conta a estória da Bruxa Mé, que vive com o coração amargurado por nunca ter recebido um presente no Natal, e de Malvina, sua fiel aprendiz de bruxarias.

15 de novembro - Quinta-feira
Local: Casa da Cultura
20h00 | Grupo Teatral Emir em Cena (Brasil)
Espetáculo "Consciência"
Gênero: comédia. Classificação indicada: Livre

Sinopse: Escrita por Geraldo Müller Júnior, o espetáculo "Consciência" nos leva à uma reflexão sobre as possíveis consequências das nossas escolhas do dia a dia. O personagem "Clóvis" - que é o centro desta estória - é um garoto comum, assim como qualquer outro. Acompanharemos toda a trajetória de sua vida, bem como as influências das “vozes” da sua mente em suas decisões.

16 de novembro - Sexta-feira
Local: Casa da Cultura
20h00 | UCT - União Cultura Teatral (Angola)
Espetáculo "Teoria Negada"
Gênero: comédia. Classificação indicada: LIVRE

Sinopse: A "Teoria Negada" é um resumo psicológico do comportamento humano. Criticando seu comportamento normal, conceituando a realidade atual, o amor, a política, a religião, e tudo o que compõe esta realidade fria aos olhos do Dr. Cirilo, visto que vivemos num mundo o livre arbítrio faz com que cada um viva como quer. Com todas essas problemáticas, as pessoas acabam depositando todas as suas frustrações nos psicólogos. Mas e eles? O que eles acham? Será que eles também não se frustram? O espetáculo aborda este olhar dos psicólogos perante a sociedade.

17 de novembro – Sábado
Local: Casa da Cultura
19h00 | Coxayuyo Espectáculos Cómicos (Chile)
Espetáculo "Deus Ex Machina"
Gênero: comédia. Classificação indicada: Livre

Sinopse: "Deus ex Machina" é uma comédia apocalíptica que aborda questões contingentes como o cuidado e a destruição do meio ambiente, e a falta de comunicação em um mundo cada vez mais tecnológico. A obra nos mostra dois palhaços que sobrevivem a um cataclismo global em que devem resistir à falta de comida e a escassez de recursos vitais.

18 de novembro – Domingo
Local: Casa da Cultura
20h00 | Rizzo Companhia de Teatro (Brasil)
Espetáculo "Loucura de Barriga Vazia"
Gênero: drama. Classificação indicada: LIVRE

Sinopse: O espetáculo aborda as dificuldades enfrentadas pelos profissionais das artes cênicas. Em "Loucura de Barriga Vazia", Afonso sofre com a incompreensão de sua esposa Neuza, que não admite o amor incondicional de Afonso pela arte de representar. Por outro lado, se não houver respeito às diferenças individuais, o amor tende a desgastar-se. O texto original é do angolano Afonso Diniz Amankwah e foi adaptado pelo diretor da Rizzo, Flávio Spiess.

21h00 | Cerimônia de Encerramento
Local: Casa da Cultura
Classificação indicada: LIVRE

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório