Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

17 JANEIRO 2019 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Em Vitória, estabelecimentos buscam unir café e literatura

O Café Leve e a Don Quixote, ambos na Praia do Canto, e o Trapiche Gamão, no Centro, unem a paixão pelo café e o amor pelos livros em um só lugar. Saiba mais! 

Por: Isabella Mariano

destaque

Para os amantes do café, encontrar uma boa cafeteria, com grãos especiais e um espaço aconchegante, é essencial. Mas se essa paixão vem acompanhada pelo amor à literatura, achar lugares que ofereçam as duas coisas é como chegar ao fim do arco-íris. No Espírito Santo, há uma série de cafeterias que merecem uma visita, como a Kaffa Cafeteria e a Coffeetown.

Leia também:
Confira oito cafeterias para conhecer em Vitória
Vitória ganha livraria e cafeteria inspirada em Dom Quixote

Mas há também, mais especificamente em Vitória, alguns tesouros que merecem destaque por sua dedicação em unir a paixão pelo café e o amor pelos livros em um só lugar. O Café Leve e a Don Quixote, ambos na Praia do Canto, e o Trapiche Gamão, no Centro, são exemplos desse tipo de iniciativa. Alguns oferecem ainda música, jogos, exposições, vinhos e cervejas. Abaixo, confira as dicas que o Sou ES preparou:

Café Leve

cafeleve
Foto: Reprodução/Instagram 

A cafeteria e bistrô Café Leve possui duas lojas em Vitória, uma localizada na Enseada do Suá e outra, na Praia do Canto. Recém-inaugurada, a loja da Praia do Canto está promovendo uma campanha voltada especialmente para os amantes de literatura e de café. Quem doar um livro para a estante do bistrô ganhará gratuitamente um café espresso. Os livros ficam à disposição para leitura na cafeteria ou até mesmo para trocar no estilo “deixe um, leve outro”. Além disso, vale a pena conhecer o cardápio da casa que conta com tortas, brownie, bolos, omeletes e diversas opções de café, chá e almoço. O destaque vai para a coxinha de jaca que é uma delícia!

Endereços: Rua Chapot Presvot, 401, Praia do Canto, Vitória
Rua José Alexandre Buaiz, 160, Enseada do Suá, Vitória
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10 às 18 horas (loja Enseada)
De segunda a sexta, das 11 às 20 horas, e sábados, das 11 às 19 horas (loja Praia do Canto)
Telefone: (27) 99732-6128 (Enseada)
(27) 99955-2233 (Praia do Canto)

Trapiche Gamão

cousa
Foto: Reprodução/Facebook 

Localizado na boêmia Rua Gama Rosa, no Centro de Vitória, a Trapiche Gamão oferece cafés, vinhos e uma ampla galeria de arte. O local é ainda a nova sede da editora Cousa, comandada pelo editor e também escritor Saulo Ribeiro. O espaço funciona como uma mistura de livraria, bar e café, pois oferece, além dos livros publicados pela editora, um cardápio de cafés, vinhos e cervejas especiais. Com espaço voltado para jogos de tabuleiro, a Trapiche Gamão se projeta como o mais novo espaço cultural integrado de Vitória, com promessas ainda da realização de saraus e eventos literários, sempre de entrada gratuita.

Endereço: Rua Gama Rosa, 236, Centro, Vitória
Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 14 às 21 horas
Telefone: (27) 99956-0277

Don Quixote

don
Foto: Reprodução/Instagram 

Diferente da pompa que inspira a famosa Avenida Rio Branco, na Praia do Canto, onde está localizada, a Don Quixote encanta pela simplicidade. O espaço, com mesas próximas e livros ao redor, instiga uma conversação geral e, quando menos se nota, conversam todos entre si. O toque final está na estátua do personagem Dom Quixote à frente do espaço que, reservadamente, lê Guimarães Rosa enquanto visitantes aproveitam para registrar o momento em uma foto. Comandada por Munah Malek e Marcos Ramos, o espaço oferece, além dos livros, um pequeno catálogo de cafés, cervejas artesanais, doces e salgados escolhidos a dedo. Opções veganas como quiches e coxinhas não ficam de fora. Outro elemento fundamental à dinâmica da Don Quixote é a música. Todas as terças-feiras, sempre a partir das 18 horas, o grupo Ventaca se apresenta na livraria.

Endereço: Avenida Rio Branco, 1083, Praia do Canto, Vitória
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 15 às 21 horas. Domingos, das 15 às 19 horas.
Contato: donquixotelivraria@gmail.com

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório