Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

18 JANEIRO 2019 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Curiosidades do ES: Quem foi Domingos Martins?

Somente em 1921 é que a cidade, antes nomeada de Santa Isabel, passou a se chamar Domingos Martins. Saiba mais!

Por: Redação Sou ES

setur-es
Domingos Martins, a cidade, é um dos destino mais aconchegantes do ES | Foto: Weverson Rocio/SETUR-ES

selo

Também conhecida por alguns como cidade do verde, a queridinha dos capixabas, Domingos Martins, é um dos destinos mais aconchegantes do Espírito Santo. Fundado em 1893, o município nem sempre teve esse nome. Somente em 1921 é que a cidade, antes nomeada de Santa Isabel, passou a se chamar Domingos Martins, por meio de uma lei sancionada pelo então presidente do Espírito Santo, Nestor Gomes.

d

Mas quem, afinal, foi Domingos Martins? Nascido em 1781, na região de Marataízes, conhecida como Sítio Caxangá na época, Domingos José Martins foi um comerciante e importante ativista político brasileiro. Considerado hoje um herói capixaba, ele foi líder e mártir da Revolução Pernambucana, lutando em prol da independência do Brasil. 

Domingos foi fuzilado, aos 36 anos, no dia 12 de junho de 1817, no Campo da Pólvora, conhecido hoje como Campo dos Mártires, na Bahia. Por toda sua história de luta e revolução, ele teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

Conheça Domingos Martins
Localizado na região das montanhas do Espírito Santo, o município de Domingos Martins é destino certo para quem quer curtir um friozinho sem precisar se afastar muito da capital, já que a região fica apenas a 43 km de Vitória. O principal atrativo da localidade é, sem dúvidas, a Pedra Azul, que leva esse nome devido sua tonalidade azul-esverdeada. O monumento fica a 1 km da sede do município. Nos atrativos naturais, a região é rica em rios, cachoeiras e corredeiras. Lá também fica localizado o mais importante orquidário do estado, com mais de 1300 espécies de orquídeas e bromélias, fixadas no centro da cidade.

A gastronomia da região também seu ponto forte. Muitas fazendas e sitos no município abrem suas portas para quem busca contato com a vida no campo. Nas propriedades, o visitante pode se deliciar com queijos, biscoitos, vinhos, doces, geleias, entre outros.

Curiosidades do Espírito Santo
O Sou ES conta com um selo especial para os textos pertencentes à série “Curiosidades do Espírito Santo”. Os textos e matérias que possuírem esse selo trarão sempre fatos e informações curiosas sobre a origem dos nomes das praças, dos bairros e dos municípios do nosso estado, bem como sobre outras terminologias populares e fatos importantes. O objetivo é colaborar para a valorização da história do Espírito Santo, bem como para a formação de uma identidade local.

Quer sugerir algum assunto para abordarmos aqui no Sou ES? Envie sua dica clicando aqui!

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório