Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

24 MAIO 2019 00:00 Cotidiano
  • Compartilhe

Conheça Bia Brunow, a representante capixaba no The Taste Brasil

Não é novidade que o Espírito Santo é um solo fértil, mas a novidade é que, agora, o Estado está sendo representando em um programa nacional de culinária. Saiba mais!

Por: Isabella Mariano

tastemade
O The Taste Brasil conta com participante de todo o país | Foto: Reprodução/Instagram

Não é novidade que o Espírito Santo é um solo fértil, cheio de talentos e de muita gastronomia. Mas a novidade é que, agora, o Estado está sendo representando em um programa nacional de culinária, por meio da cozinha intuitiva da capixaba Bia Brunow. Participante do time da chef Helena Rizzo, ela tem sido destaque durante as disputas da 5ª temporada do The Taste Brasil, do canal GNT.

Formada em jornalismo, Bia encontrou na culinária uma paixão e mal percebeu quando deixou de ser jornalista para ser cozinheira profissional. Atualmente, além de ser cozinheira na Cervejaria Liverpub, ela atende encomendas para eventos particulares e promove cursos e jantares. Sua participação no The Taste Brasil é resultado da insistência dos irmãos. “Fiz sem esperar retorno, mas uns 15 dias depois me ligaram e marcaram entrevista e cá estou!”, explica Bia.

Time Helena Rizzo
No programa, cozinheiros profissionais e amadores são desafiados a produzir pratos que caibam em uma única colher. A atual temporada começou no dia 4 de abril e contou com a inscrição de pessoas de todo o Brasil. No primeiro episódio, os chefs mentores Claude Troisgros, Helena Rizzo, André Mifano e Felipe Bronze precisaram escolher os competidores para formar seus times com quatro cozinheiros. Bia foi escolhida por Helena Rizzo, chef do renomado restaurante paulista Manioca.

A capixaba conta que se ela pudesse escolher o time que fosse ficar escolheria justamente quem a escolheu: Rizzo. “Pelo modelo do programa, em que profissionais e amadores competem lado a lado, eu não tinha muita expectativa, dada a minha pouca experiência como cozinheira profissional. Mas se fosse para escolher um time, a Helena Rizzo sempre foi meu objetivo - a admiro como chef, como cozinheira e como mulher. Então, ter entrado no programa e ter ouvido os jurados provarem e gostarem da maioria dos meus pratos me realizou e me incentivou como profissional”, conta.

torta
A Bia Brunow tem representado Espírito Santo com orgulho | Foto: Reprodução/Instagram

Vida no mangue, orgulho capixaba
Bia tem se destacado ao levar muita brasilidade para os desafios do The Taste Brasil, além de demonstrar estar sempre muito atenta ao que é pedido e aos gostos de quem irá degustar suas criações. No dia 25 de abril, o tema de episódio foi “Vida no Mangue” - tema perfeito para uma capixaba, já que Vitória possui um dos maiores e mais belos manguezais urbanos do mundo. Bia preparou sua versão miniatura da torta capixaba, encantando os chefs e, ao mesmo tempo, trazendo reconhecimento para a cultura do nosso Estado.

“Não sei se é um diferencial, mas quando estou cozinhando, não penso muito no que os outros participantes estão fazendo, justamente porque acho que a cozinha deles é tecnicamente superior a minha. Sou cozinheira de panelas, de refogados, de molhos - e a galera lá executa mil técnicas que eu não conheço. Não me preocupo em tentar, em pouco tempo, fazer o que eles aprenderam em anos de prática. Minha preocupação é sempre a de entregar comida saborosa, ainda que seja mais simples do que a dos colegas”, afirma a capixaba.

curso
Foto: Reprodução/Facebook

Cozinha Intuitiva da Bia
Bia começou a cozinhar quando foi morar sozinha, aos 15 anos. À época, é claro, ela cozinhava o que chamou de “cozinha de estudante, de guerrilha”, isto é, pratos rápidos e fáceis para executar em uma rotina agitada. Ao conhecer o trabalho do chef francês Anthony Bourdain, Bia passou a dedicar mais tempo a suas criações culinárias e, hoje, como cozinheira profissional, dedica-se à culinária por meio de uma cozinha mais intuitiva. Na prática, para Bia, isso significa liberdade.

“Não me pego muito a quantidades. Vou construindo os sabores de acordo com minha intuição mesmo - talvez por isso eu não seja muito de fazer doces, por exigirem mais atenção às quantidades. Hoje eu tenho que deixar um pouco de lado o ‘intuitivo’ para fazer planilhas de compras e porcionar os alimentos que vendemos nos bares e nos eventos particulares, mas ainda assim acho que não abandono aquela última pitada inusitada de tempero, totalmente fora de programação. E acho que isso é o mais legal da minha cozinha”, explica.

O programa The Taste Brasil vai ao ar todas as quintas-feiras, às 22h30, no canal GNT.

Conheça mais o trabalho da Bia no site www.cozinhaintuitivadabia.com.br.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório