Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

01 JULHO 2019 00:00 Cidades
  • Compartilhe

Em Vitória, saúde conta com práticas complementares gratuitas

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória oferece serviços gratuitos voltados para a promoção do bem-estar, como ioga, acupuntura e fitoterapia. Confira as opções e onde encontrá-las.

Por: Isabella Mariano

ioga

Quem está em busca de cuidar com mais atenção da saúde, mas quer gastar pouco, pode procurar as unidades de saúde de Vitória. Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços gratuitos voltados para a promoção do bem-estar, como ioga, acupuntura e fitoterapia.. De acordo com a prefeitura, essas ações fazem parte do programa chamado, Práticas integrativas e complementares (PICs) em saúde.

Essas práticas propõem o reposicionamento da pessoa como centro do paradigma médico, buscando meios menos caros e tecnologias leves com igual ou maior eficácia nas situações comuns de adoecimento. O objetivo é estimular a construção de uma medicina que fortaleça a autonomia do paciente e o autocuidado, tendo como foco a promoção da saúde. Tudo isso está relacionado aos princípios de universalidade, integralidade e equidade que estruturam o Sistema Único de Saúde (SUS).

As PICs no SUS de Vitória
O SUS de Vitória oferece as seguintes práticas gratuitamente: fitoterapia, acupuntura e homeopatia, do-in, xiang gong (treinamento perfumado), dança circular e ioga. Por meio da fitoterapia, são realizados tratamentos através dos extratos vegetais de plantas medicinais. Esse trabalho é encontrado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Consolação; Andorinhas; São Cristóvão; Ilha do príncipe; Bairro da penha; Forte São João; Bairro República e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) AD e de São Pedro.

doin

O SUS oferece ainda consultas de homeopatia e acupuntura, além do fornecimento dos medicamentos homeopáticos gratuitamente. Consultas são realizadas por médicos especialistas no Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CME). Para ser atendido, o paciente precisa ser encaminhado pela equipe de saúde do serviço.

O chamado do-in é uma automassagem aplicada nos mesmos pontos da acupuntura dispostos nos meridianos do corpo. É uma técnica bastante intuitiva, que possibilita identificar distúrbios orgânicos em estágios iniciais, prevenir e promover o alívio rápido de sintomas psicofísicos das doenças agudas e crônicas. A prática é oferecida na UBS Vitória, às segundas-feiras, a partir das 8 horas.

O treinamento perfumado chamado xiang gong é uma prática chinesa de ginástica terapêutica com 54 movimentos, divididos em três séries de 18 exercícios. Ela proporciona diferentes efeitos sobre a saúde, como correção postural e respiratória, equilíbrio, redução da ansiedade e homeostasia. Em Vitória, é possível praticar o xiang gong às quartas-feiras, sempre às 8 horas, no Parque Moscoso. No mesmo horário e local, é também oferecido práticas de dança circular.

Já a ioga é oferecida no Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) Chácara Paraíso, na Praia do Canto, às quartas-feiras. Confira mais detalhadamente sobre essas práticas entrando em contato com a UBS mais próxima de você. Para conferir horários, endereços e telefones das unidades de saúde de Vitória, clique aqui.

Serviços que são oferecidos em UBS, CME e CAPS
Também é possível usufruir, nas unidades e centros de saúde do município, de serviços como auriculoterapia, musicoterapia, arteterapia e terapia comunitária integrativa. A auriculoterapia é um microssistema de tratamento que se resume em aplicar pontos específicos nas áreas da orelha, com o intuito de proporcionar o equilíbrio, de harmonizar a energia do corpo e de promover a cura de diversas patologias. É um tratamento eficiente dentro das práticas da medicina chinesa para tratar muitas condições clínicas tais como ansiedade, alergias, dores lombares, cefaléias, etc.

soe

O atendimento em auriculoterapia pode ser encontrado nas UBS Santo André; Jardim Camburi; Ilha das Caieiras; Praia do Suá; Forte São João; Alagoano; e também no Centro de Material e Esterilização (CME) no setor Fisioterapia e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD.

A musicoterapia e a arteterapia utilizam da arte para ajudar na resolução de conflitos interiores e no desenvolvimento da personalidade. Esses serviços são realizados nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município.

Por fim, a Terapia Comunitária Integrativa apresenta uma mudança de paradigma na maneira de lidar com o sofrimento. Músicas, ditados populares, chás, unguentos, orações e técnicas curativas são levados em conta no tratamento, ajudando o paciente a valorizar a sua cultura e acreditar em si mesmo. Esse tipo de prática acontece nas manhãs das quintas-feiras na UBS de Jabour.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pelos telefones (27) 3132-5058 e (27) 3132-5059 ; ou ligue 156 para entrar em contato com a Prefeitura de Vitória, com custo de ligação local.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório