Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

02 AGOSTO 2019 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Biblioteca Pública do Espírito Santo: 164 anos de história

Hoje, o espaço é dirigido por Ana Maria Silva, que tem sido responsável pela promoção de diversas oficinas e cursos no espaço. Saiba mais!

Por: Redação Sou ES

1
Foto: Secult-ES

Referência em acervos de documentos históricos, obras raras e na preservação da identidade e da memória capixaba, a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) já é um órgão centenário - há mais de 60 anos. Hoje, com 164 anos de história, o espaço é dirigido por Ana Maria Silva, que tem sido responsável pela promoção de diversas oficinas e cursos no espaço.

Ela defende que as bibliotecas podem ser recursos vitais para o desenvolvimento da comunidade, inclusive oferecendo capacitação para o mercado de trabalho. “O primeiro passo é ouvir as necessidades e os desejos das comunidades. Em seguida é tentar saber em que tipo de ação a Biblioteca pode contribuir”, explica. Foi ouvindo a comunidade, inclusive, que Ana Maria iniciou trabalhos como o curso de inclusão digital dentro da estrutura da biblioteca.

3
Foto: Secult-ES

 

História
Fundada em 16 de julho de 1855, no governo do Presidente da Província Sebastião Machado Nunes, a BPES funcionava, inicialmente, em uma das salas do segundo pavimento do Palácio. Sua existência se deu graças à mobilização de intelectuais capixabas que se dispuseram a entregar parte de seu acervo pessoal ao governo para a criação do espaço que abrigasse livros e periódicos.

Quinta biblioteca pública estadual criada no país, o órgão ganhou uma sede própria na Praia do Suá em 1979, onde está hoje localizado, abrigando clássicos da historiografia e da literatura produzida no Estado. Em 2016, a BPES ganhou um livro sobre sua trajetória de importante veículo de acesso à informação e ao conhecimento, intitulada “160 Anos de História: Biblioteca Pública do Espírito Santo”. A obra foi organizada pelas professoras Rita de Cássia Maia, Silva Costa e Adriana Pereira Campos.

2
Foto: Secult-ES

Nesses mais de 160 anos, a biblioteca tem sido palco para diversos projetos culturais e educacionais, como cursos, rodas de leitura, mesas-redondas, lançamentos de livros, visitas monitoradas de escolas, além das pesquisas e leituras realizadas pelo sistema Braille, cujo setor amplia suas atividades por meio de um programa de inclusão sociocultural.

Atuais cursos
A BPES oferece permanentemente uma série de cursos ligados à tecnologia e inserção do jovem no mercado de trabalho, todos em parceria com o Movimento Recode, da ONG Recode. As atividades têm duração média de 20 a 50 horas e não há necessidade de inscrição prévia para participar. Basta ir à biblioteca das 8h às 12h e das 13h às 18h. Os cursos são online, mas a estrutura da biblioteca oferece computadores conectados à internet e dá assistência aos alunos, além de emitir o certificado de conclusão. Todos os cursos são gratuitos. 

Confira as opções:

Introdução ao mundo digital: Curso básico para aprender as ferramentas do Windows e da Internet;

Gestão de projetos de aplicativos: Os alunos aprendem a criar protótipos de aplicativos de celular com o objetivo de estimular a criatividade dos jovens.

Aprendendo a programar: Conceitos fundamentais relacionados ao funcionamento de computadores, para criar sua própria página com HTML, CSS e Java Script.

Tecnologias exponenciais: Mostra as possibilidades das tecnologias e sua aplicação. Leva os alunos a analisarem como as máquinas aprendem.

Hackeando o seu futuro: Permite ao jovem estudante entender as suas competências profissionais, focar no mundo do trabalho e apresenta tendências e oportunidades com dicas práticas sobre o mercado.

Introdução à inteligência artificial: Ligado às tecnologias exponenciais, ajuda o estudante a aplicar na prática as tecnologias e desenvolver habilidades para se dar bem nos negócios.

Para saber mais, entre em contato pelo telefone (27) 3137-9349 ou pelo e-mail bpes@secult.es.gov.br.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório