Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

05 AGOSTO 2019 00:00 Empregos / SINE
  • Compartilhe

ES cria 18 mil postos de trabalho entre janeiro e junho

Apesar de bem avaliado, foram extintos, em junho, mais de mil empregos com carteira assinada no Espírito Santo

Por: Redação Sou ES

1

O mês de junho fechou o primeiro semestre de 2019 com um saldo positivo para o mercado de trabalho capixaba, apresentando o melhor resultado para o mês dos últimos cinco anos. É o que diz a análise divulgada no último dia 2 pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Segundo a entidade, o acumulado no primeiro semestre do ano de 2019 no Estado ficou positivo em 18.458 postos de trabalho com carteira assinada. Os dados são do Mercado de Trabalho Formal são disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério da Economia (ME).

Apesar de bem avaliado, foram extintos, em junho, 1.152 empregos com carteira assinada no Espírito Santo, em um movimento de 28.669 admissões contra 29.821 demissões. Historicamente, junho é um mês de ajustes e, desde 2009, vem apresentando saldos líquidos negativos entre admissões e demissões.

Para o Presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, apesar da melhoria dos indicadores, o ambiente político e econômico atual ainda freia a recuperação do mercado de trabalho formal em todo o país. “A expectativa para os próximos meses é de que, com o desenrolar da agenda de reformas, a atividade econômica volte a movimentar com mais ritmo e alavanque as contratações”, reconhece o presidente.

Oferta nos municípios capixabas
O ano de 2019 vem lentamente contribuindo para a recuperação do mercado de trabalho formal, seguindo o ritmo da atividade econômica, com apenas 15 municípios do estado apresentando indicadores negativos no período.

Dos 78 municípios do Estado do Espírito Santo, apenas 15 registraram saldos negativos entre admissões e demissões no primeiro semestre de 2019. Os destaques foram para Guarapari (-403), Viana (-140) e Ecoporanga (-62). Por outro lado, os municípios de Vitória (+2.382), Serra (+2.219) e Pinheiros (+1.966) foram os destaques positivos na criação de empregos com carteira assinada nos primeiros seis meses do ano de 2019.

Fique de olho em vagas de emprego por meio do portal Sou ES ou entre em contato com as Agências do SINE do estado.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório