Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

22 AGOSTO 2019 00:00 Cidades
  • Compartilhe

Acupuntura é oferecida gratuitamente em Vitória há 20 anos

O procedimento, de origem chinesa, é utilizado na rede municipal desde 1991, como tratamento complementar. Saiba mais!

Por: Redação Sou ES

1

Nos últimos anos, o município de Vitória tem se destacado na promoção e implantação, no sistema público de saúde, de práticas integrativas e complementares. Uma delas é a acupuntura, que é utilizada na rede municipal desde 1991 como tratamento complementar. O procedimento é ainda oferecido gratuitamente aos moradores no Centro Municipal de Especialidades (CMEV), em Mário Cypreste, desde 2012.

A técnica, que tem origem na medicina tradicional chinesa, consiste na inserção de agulhas em pontos específicos da superfície do corpo, atuando no sistemas neurológicos, alérgico e imunológico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dezenas de doenças podem ter seus sintomas tratados por meio da acupuntura, como depressão, rinite alérgica e outras.

2
O  Centro de Especialidades de Vitória (CMEV) fica localizado em Mário Cyprestes | Foto: André Sobral/PMV

Para iniciar o tratamento com a acupuntura, é preciso uma avaliação do estado do paciente em uma unidade de saúde, que o encaminhará ao CMEV. Lembrando que se trata de um tratamento complementar, ou seja, integra o tratamento convencional das doenças. Para algumas patologias, como processos inflamatórios e a dor, a acupuntura apenas ameniza os sintomas. Na análise, são considerados fatores como a forma de respiração, rubor facial, nitidez da pele, unhas, cabelo, brilho do olhar e retenção de líquidos no organismo, entre outros fatores.

Após o encaminhamento, o paciente deverá comparecer ao Centro, com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando documento de identificação e a autorização de consulta (SISREG), para que seja devidamente identificado na recepção central do térreo do edifício. Caso seja necessária a presença de acompanhante, o referido também deve estar munido de documento de identificação.

O CMEV oferece diversas outras consultas e exames especializados por meio de encaminhamento das unidades de saúde. Ele está situado no bairro Mário Cypreste e funciona de segunda a sexta-feira. No local, os usuários têm melhor acesso aos serviços de média complexidade em Vitória.

Serviço
Centro Municipal de Especialidades (CME) Doutor Aprígio da Silva Freire
Endereço: Avenida Dario Lourenço de Souza, 120, Mário Cypreste, Vitória, ES
Telefone: (27) 3322-1310
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório