Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

13 SETEMBRO 2019 00:00 Cultura
  • Compartilhe

Santuário de Anchieta expõe pedras usadas em igreja histórica

Elas ficarão expostas até o dia 30 de setembro para que todos possam conhecer um pouco mais de uma das construções mais antigas do Estado.

Por: Redação Sou ES

1

O Santuário Nacional São José de Anchieta está com uma exposição especial que apresenta para a comunidade as pedras usadas na construção da sua histórica igreja. Elas ficarão expostas até o dia 30 de setembro para que todos possam conhecer um pouco mais de uma das construções mais antigas do Estado.

Desde 2018, o local está passando por uma obra de restauro com conclusão prevista para o ano de 2020. O Instituto Modus Vivendi é o responsável pela reforma do monumento e pela abertura da exposição. A obra de restauro permitiu revelar, mesmo que momentaneamente, as pedras que sustentam a igreja e estavam abrigadas por detrás do reboco.

2

Embora protegidas pelo revestimento necessário para sua preservação, elas também fazem parte da história do monumento. “A Igreja é assim, primeiro nasce a igreja viva, depois a igreja de pedra. Então aquela igreja viva que tinha aqui, animada por São José de Anchieta, construiu essa beleza que temos preservada”, disse Padre Nilson Marostica, reitor do Santuário de São Jose de Anchieta.

Após o período de exposição, as obras seguirão com o revestimento das pedras por conta da necessidade de conservação e preservação do patrimônio histórico. “Nosso objetivo com a exposição das pedras que sustentam a Igreja do Santuário de Anchieta, deixando à mostra essa beleza histórica da arquitetura, é contribuir para a educação e formação de cidades mais conscientes do patrimônio que as cerca, reforçando, especialmente, a importância da sua preservação e uso”, reforça Érika Kunkel, diretora do Instituto Modus Vivendi.

Santuário Nacional de São José de Anchieta
Exposição até 30 de setembro.
Endereço: Praça do Santuário, Centro, Anchieta.
Horário: todos os dias de 8 horas às 19h30.
Telefone: (28) 3536-3985.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório