Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

03 OUTUBRO 2019 00:00 Cotidiano
  • Compartilhe

Eventos e ampliação de exames marcam o Outubro Rosa no ES

O movimento Outubro Rosa acontece todos os anos com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção

Por: Redação Sou ES

1

O movimento Outubro Rosa acontece todos os anos, gerando uma série de ações preventivas e debates informativos acerca do câncer de mama. A campanha, que conta com o engajamento capixaba há cerca de uma década, busca chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção desse tipo de câncer. Para o ano de 2019, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) traz para o Outubro Rosa a temática “Câncer de mama: juntos, sem medo”.

No Espírito Santo, o câncer de mama feminino é a principal causa de óbitos por câncer. Entre as dez principais doenças, é a sexta que mais matou as mulheres capixabas nos últimos quatro anos, ficando atrás de infarto agudo do miocárdio, pneumonia, diabetes, Alzheimer e doença cardíaca hipertensiva.

Com o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença, o Inca disponibilizou a cartilha atualizada, chamada “Câncer de mama: vamos falar sobre isso”, que foi elaborada em conjunto com Ministério da Saúde. O material pode ser acessado clicando aqui.

2
Além de toda a programação, diversos monumentos receberam iluminação cor-de-rosa, como o Palácio Anchieta | Foto: Hélio Filho/Secom

Neste ano, o Outubro Rosa no Espírito Santo será marcado por diversos eventos, como caminhada e missas, além de contar com a ampliação da coleta de preventivo e das solicitações de mamografia nas unidades de saúde de Vitória. No dia 8 de outubro, às 19 horas, a Basílica de Santo Antônio, em Vitória, receberá uma missão em Ação de Graças, em homenagem à campanha Outubro Rosa.

No dia 27, a Praia de Camburi será palco da Caminhada Outubro Rosa, com concentração às 8h30, em frente ao Píer de Iemanjá. O destino será o posto de gasolina situado na Avenida Adalberto Simão Nader.

De acordo com a secretária de saúde de Vitória, Cátia Lisboa, os exames preventivos podem ser feitos periodicamente. “Caso seja identificada alguma alteração nesse exame de rotina, a paciente pode fazer na rede municipal de saúde a colposcopia, exame mais apurado do colo de útero”, afirmou. Por mês, aproximadamente 1,8 mil exames preventivos e cerca de 1 mil mamografias são oferecidos pela secretaria.

Abaixo, confira a programação oficial do Outubro Rosa:

06/10 - 8h - Corrida Divas Run - Corredores Capixabas – Saída de Itaparica, Praça do Ciclista.

06/10 - 8h - 6ª Remada Rosa - Praia do Iate Clube – Vitória.

07 a 31/10 - das 7 às 18 horas - Unidade de Saúde de Fonte Grande
Ampliação da oferta de exames preventivos destinados à prevenção do câncer de colo de útero, a partir de busca ativa da população alvo do território. Agendamento qualificado de consultas de enfermagem para realização do exame.

Ampliação da oferta de testes rápidos destinados à detecção de IST's em mulheres atendidas em consulta de enfermagem, objetivando a detecção precoce de IST's e tratamento das mesmas, visando à prevenção do câncer de colo de útero

09 e 16/10 - das 9 às 11 horas - Unidade de Saúde do Alagoano
Oficina de produção de brincos e adereços com população jovem. Abordagem sobre prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. Orientação quanto ao autoexame em atividade educativa grupal

08/10 - 19h - Missa em Ação de Graças – Basílica de Santo Antônio - Vitória.

10/10 a 30/10 - das 16 às 20 horas - Unidade de Saúde de Conquista

Aferição de pressão arterial e glicemia;
Coleta de citopatológico: Serão ofertadas 50 vagas por dia, totalizado 150 exames.
Teste rápido: tealização de testes para diagnóstico de IST's.
Educação em saúde: orientações de saúde em sala de espera
Odontologia: vagas para atendimento e avaliação

15/10 - das 8h30 às 11h30 - Unidade de Saúde de Resistência
Conversando sobre Câncer de Mama: diálogo interativo com dinâmicas de quebra-gelo e disparadora do tema, de modo que as mulheres sejam protagonistas da atividade. Na sequência, será realizada avaliação da mama e haverá requisição de mamografia, conforme critérios de acesso.

17/10 - das 16 às 20 horas - Dia D - Unidade de Saúde de Santo Antônio

Alongamento e avaliação física
Atividade educativa sobre planejamento familiar e DSTs.
Rastreamento de câncer de boca, através de avaliação e ação educativa, escovação supervisionada e aplicação de flúor
Consulta médica com foco na saúde da mulher, contemplando mulheres que têm dificuldade de acesso à UBS durante a semana
Demonstração da Boneca Altina e monoxímetro, distribuição de material informativo e inscrição de interessados para o Grupos de Apoio Terapêutico ao Tabagismo (GATT)
Teste rápido e orientações e consulta de enfermagem com foco na saúde do homem
Educação Permanente/Palestra - Envelhecer Saudável
Realização de exames preventivoS para rastreamento e prevenção de câncer de colo de útero e de mama
Espaço Kids - Atividades voltadas para as crianças
Realização de maquiagem para mulheres
Educação permanente. Saúde Bucal – Fantoche
Teatro Lúdico
Confecção Fuxico

18/10 - Unidade de Saúde de São Cristóvão
Exames preventivos de câncer de mama e câncer de colo de útero, testes rápidos de IST’s, aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicose.

19/10 - 8h às 14h - Ação na Concessionária Harley-Davidson, com Ride de Motos.

22 e 23/10 - às 7 horas - Palestra no módulo do SOE Pedra da Cebola com o tema "Saúde da Mulher"

22/10 - Dia D do Outubro Rosa na US Bairro República, com café da manhã, atividade física, Dia da Beleza (oferta de maquiagem), coleta de preventivo, testagem rápida e orientação odontológica.

24 a 27/10 - 1ª Copa Afecc no Jockey Clube do ES - Vila Velha.

25/10 - 14h30 - Roda de conversa com o enfermeiro Alexandre Tresman Prezilius sobre diagnóstico, prevenção e cuidados do câncer de mama. Auditório do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN).

27/10 - 8h - 14ª Corrida Faesa - Saída, Av. Beira Mar - Chegada, Praia de Camburi –Vitória.

27/10 - 8h30 - Caminhada Outubro Rosa, na orla de Camburi. Concentração em frente ao Píer de Iemanjá. Chegada: Posto de gasolina da Av. Adalberto Simão Nader – Vitória.

29/10 - das 8 às 12 horas - Unidade de Saúde de Itararé
Consulta de Enfermagem, com ampliação da oferta preventivo e mamografia
Palestras e debates sobre saúde da mulher
Teste Rápido

29/10 - 18h30 - Missa em agradecimento às ações do Outubro Rosa, na Paróquia Santa Rita de Cássia – Praia do Canto, Vitória.

08/11 - 21h30 - Jantar Beneficente da Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia, no Le Buffet Master – Vitória.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório