Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

18 OUTUBRO 2019 00:00 Cotidiano
  • Compartilhe

Vitória ganhará escola de tecnologia e inovação em 2020

A promessa é da Prefeitura de Vitória que pretende, com o novo espaço, promover e potencializar as habilidades dos cerca de 50 mil estudantes da rede municipal de ensino. 

Por: Redação Sou ES

1

De acordo com a Prefeitura de Vitória, os estudantes e moradores da capital capixaba contarão com uma novidade para o ano de 2020. A expectativa é que uma nova escola de tecnologia e inovação, que levará o nome de “Fab Lab e Espaço Maker”, passe a funcionar dentro da Fábrica de Ideias, em Jucutuquara.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, explica que o modelo foi inspirado no renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, o MIT. “É uma espécie de sala de aula do futuro. O ambiente é composto por equipamentos com tecnologia de fabricação digital, onde as pessoas criam e compartilham suas próprias ideias, além de produzirem pessoalmente o objeto criado nas estações de produção”, revela.

Um dos principais objetivos do lugar é promover e potencializar as habilidades dos cerca de 50 mil estudantes da rede municipal de ensino. Além dos alunos e professores municipais, o Fab Lab e Espaço Maker também será aberto à população.

Adriana conta ainda que o novo espaço é também uma extensão da sala de aula. “Os professores produzirão sequências didáticas para trabalharem o conteúdo com o aluno na sala de aula e, dentro do centro, eles criam o que aprenderam, tendo a tecnologia como ferramenta estratégica para a aprendizagem”, explica.

Outras iniciativas

2
O objetivo é ensinar de forma lúdica conceitos presentes no cotidiano de uma empresa | Foto: SESI-ES

Aliar o ensino à tecnologia tem sido uma tendência no mundo todo e chega à Vitória em diversas ações. Além da Fab Lab, prevista para funcionar em 2020, o Sesi-ES já está de planejamento para começar a utilizar jogos digitais dentro das salas de aula. A instituição conta com a proposta de utilizar, dentro dos planos de ensino, o chamado Lean Game, um jogo desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologia do Espírito Santo (IST) em parceria com a Arcelor Mittal e a Indústria de Tecnologia do Estado.

O objetivo do game é difundir a cultura do Lean Manufacturing, ou manufatura enxuta, que trabalha com ferramentas de melhorias contínuas na produtividade de empresas. O jogo simula o funcionamento de um processo produtivo de uma empresa e os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar conceitos de manufatura enxuta para otimizar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório