Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

25 FEVEREIRO 2013 - 19:00 - Cidades
  • Compartilhe

Período de andada do caranguejo-uçá começa hoje

Começa hoje (25) a segunda andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que segue até o dia 03 de março.

Por: Natália Mecenas

Começa hoje (25) a segunda andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que segue até o dia 03 de março. Durante esses sete dias ficam proibidos a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e a comercialização da espécie.

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realiza fiscalização e ações educativas nos entornos das Unidades de Conservação do Estado que possuem ecossistema de manguezal. Aqueles que infringirem as proibições, estabelecidas na portaria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos nº 01-R de 07 de janeiro de 2013, serão punidos pelas equipes do Iema, em conjunto com a Polícia Ambiental.

Quem for abordado com caranguejos durante o período de andada, precisa apresentar nota fiscal e os vendedores, portar Declaração de Estoque para comprovar que o caranguejo foi capturado fora do período de andada. No caso do caranguejo ser proveniente de outro estado ou município, é necessária a apresentação de guia de transporte.

O período da andada do caranguejo-uçá é quando os animais saem de suas tocas para acasalar, tornando-se presas fáceis para predadores. Caso a captura fosse permitida durante a andada, a reprodução do animal ficaria comprometida, assim como a recomposição da fauna, o que traria desequilíbrio para o ecossistema e ameaçaria as comunidades tradicionais que sobrevivem da cata e comercialização do caranguejo.

Em 2013, a primeira andada do caranguejo-uçá ocorreu entre 27/01 a 02/02. Após a segunda andada, que se inicia nesta segunda (25), ainda haverá mais duas entre os dias 27 de março e 02 de abril e também de 25 de abril à 1º de maio.

Fonte:Iema

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório