Localizada a 51 km da capital, Santa Leopoldina possui uma das mais significativas diversidades étnicas do estado. O município tem como base de sua economia a agropecuária, principalmente a cultura cafeeira e de frutas e hortaliças.
Localizado a 87 km da capital, o município de Santa Maria de Jetibá é considerado o marco da cultura pomerana aqui no estado.
A cidade de Santa Teresa está localizada a 82 km da capital e também é conhecida como “Beija-flor do Espírito Santo”.
Com população aproximada de 8 mil habitantes, a pequena São Domingos do Norte fica a 193 km da capital. Sua economia está baseada na agropecuária com destaque para o plantio de arroz e de milho.
Com população aproximada de 32 mil habitantes, o município de São Gabriel da Palha fica a 213 km da capital. Sua economia está baseada no plantio de arroz, milho, feijão e café e na criação de aves e de rebanho bovino.
O turista que passar por São José do Calçado vai se encantar com o ambiente tipicamente rural da região. Com um pouco mais que 10 mil habitantes, o município tem sua economia baseada na agropecuária e no artesanato local.
Considerado um dos municípios mais antigos do país, São Mateus fica a 222 km da capital.
Fundada no final do século 19 por imigrantes italianos, a cidade de São Roque do Canaã está fixada nas margens do rio Santa Maria do Rio Doce, a 111 km da capital.
A Serra faz parte da Região Metropolitana do Espírito Santo e é um dos principais polos de negócios do Estado. A cidade também se destaca no turismo, devido às belas praias, lagoas, serras e vales.
Sooretama tem origem indígena e significa “Refúgio dos animais silvestres”, a 25 km do centro do município, fica localizado a Reserva Biológica de Sooretama. Com quase 25 mil hectares, a região reúne inúmeras espécies da fauna e flora, muitas delas ameaçadas de extinção.