Em Marechal Floriano o visitante se depara com as influências da cultura italiana e alemã. O charme das construções antigas e da estação ferroviária da cidade dão um ar campestre ao município.
Localizada a 171 km da capital, Marilândia é conhecida por ser uma cidade pequena, aconchegante e hospitaleira. Suas paisagens de tirar o fôlego são ideais para quem procura descanso e divertimento.
A 179 km da capital, Mimoso do Sul é uma cidade conhecida por seu Turismo Histórico Cultural. A região é rica em atrativos arquitetônicos, são dezenas de fazendas do século 19 com jardins franceses, plantações de café e senzalas. Já próximo da sede do município, é possível observar as chácaras com arquitetura no estilo Art Nouveuau e Art Déco, construídas no século passado.
Localizado a 334 km da capital, no extremo norte do estado, o município de Montanha tem sua economia baseada no rebanho bovino e na cultura de café. Destaque também para o cultivo de mandioca, abóbora, milho, mamão, abacaxi e banana. No setor industrial, fabricação de queijos, leite, manteiga e também extração de madeira.
O município de Mucurici fica no extremo norte capixaba, a 353 km de Vitória. A economia é baseada na pecuária bovina de leite, que junto à agricultura gera quase metade dos empregos formais.
Com uma população de quase 19 mil habitantes, Muniz Freire conta com uma natureza de tirar fôlego. Sua economia concentrada na zona rural é forte, a cidade é um grande polo cafeeiro, chegando a produzir em média 300 mil sacas anuais.
A 175 km da capital, Muqui é uma pequena cidade, com aproximados 14 mil habitantes, o turista que for conhecer a região vai se encantar com a natureza, cultura e história do local.
Conhecido como Pérola do Norte, o município de Nova Venécia fica localizado a 259 km da capital. Sua economia está baseada no cultivo de café e leite e no extrativismo de minerais.
Localizado a 189 km da capital, o município de Pancas é um promissor núcleo de turismo de aventura aqui no estado, um autêntico paraíso para a prática de vôo livre e parapente. A região é rica em atrativos naturais, são dezenas de picos e montanhas, rios, cachoeiras e reservas.
Localizado a 271 km da capital, o município de Pedro Canário possui quase 24 mil habitantes. Sua economia é baseada na agropecuária com destaque para o plantio de milho e feijão.
Localizado a 293 km da capital, o município de Pinheiros teve sua origem no século 20. Os primeiros desbravadores da região viram de São Mateus com o intuito de extrair a madeira da localidade.
Mesmo sendo um dos menores municípios do Estado, Piúma está em pleno desenvolvimento. Segundo dados do IBGE, o município é o segundo em crescimento demográfico no Estado, só perdendo para Vila Velha. O balneário é pequeno, tem cerca de 74 km², mas une com maestria o mar, ilhas, o rio e o manguezal.
Ponto Belo fica a 363 km da capital, sua natureza privilegiada favorece o desenvolvimento turístico da região. O surgimento da cidade começou com a vinda de mineiros e baianos para a localidade com o intuito de explorar a madeira de lei rica no município.
Com uma orla de 16 km de belas praias, Presidente Kennedy é o último município da região litorânea, fazendo divisa com o Rio de Janeiro.
O município de Rio Bananal fica localizado a 184 da capital. Com população um pouco maior que 17 mil habitantes, a cidade tem sua economia baseada na produção cafeeira, com destaque no plantio de conylon.